Programa Troco da Compra
Program trocoCompra; {Programa para retorno da quantidade exata de troco, com o uso do menor número de notas e moedas) ***Em Reais***.} CONST cemMil = 100000; cincoMil = 5000; doisMil = 2000; mil = 1000; quinhentos = 500; duzentos = 200; cem = 100; cinquenta = 50; vinteECinco = 25; dez = 10; cinco = 5; hum = 1; var a,b,c,d,e,humReal,f,g,cinquentaCentavos,h,vinteECincoCentavos,j,dezCentavos,m,cincoCentavos,o,humCentavo,totalCompra, pagamento,troco,cemReais,cinquentaReais,vinteReais,dezReais,cincoReais,doisReais,somaValores:INTEGER; Begin writeln ('Qual o valor da compra? (Para 2,50, digite 250.)'); readln (totalCompra); writeln ('Qual o valor dado pelo cliente? (Para 2,50, digite 250.)'); readln (pagamento); troco := (pagamento - totalCompra); {calcula as notas de 100 reais} cemReais := troco div cemMil; a := troco mod cemMil; {calcula as notas de 50 reais} cinquentaReais := a div cincoMil; b := a mod cincoMil; {calcula as notas de 20 reais} vinteReais := b div doisMil; c := b mod doisMil; {calcula as notas de 10 reais} dezReais := c div mil; d := c mod mil; {calcula as notas de 5 reais} cincoReais := d div quinhentos; e := d mod quinhentos; {calcula as notas de 2 reais} doisReais := e div duzentos; f := e mod duzentos; {calcula as moedas de 1 real} humReal := f div cem; g := f mod cem; {calcula as moedas de 50 centavos} cinquentaCentavos := g div cinquenta; h := g mod cinquenta; {calcula as moedas de 25 centavos} vinteECincoCentavos := h div vinteECinco; j := h mod vinteECinco; {calcula as moedas de 10 centavos} dezCentavos := j div dez; m := j mod dez; {calcula as moedas de 5 centavos} cincoCentavos := m div cinco; o := m mod cinco; {calcula as moedas de 1 centavo} humCentavo := o div hum; somaValores := (humReal + (doisReais*2) + (cincoReais*5) + (dezReais*10) + (vinteReais*20) + (cinquentaReais*50) + (cemReais*100)); if (troco <= 1000) then begin if (somaValores = 0) then writeln ('O troco a ser dado ao cliente eh: ',g,' Centavos.') else if (somaValores = 1) then writeln ('O troco a ser dado ao cliente eh: ',somaValores,' Real e ',g,' Centavos.') else writeln ('O troco a ser dado ao cliente eh: ',somaValores,' Reais e ',g,' Centavos.'); end; if (troco > 1000) then writeln ('O troco a ser dado ao cliente eh: ',somaValores,' Reais e ',g,' Centavos.'); writeln ('Notas de 100 reais: ',cemReais); writeln ('Notas de 50 reais: ',cinquentaReais); writeln ('Notas de 20 reais: ',vinteReais); writeln ('Notas de 10 reais: ',dezReais); writeln ('Notas de 5 reais: ',cincoReais); writeln ('Notas de 2 reais: ',doisReais); writeln ('Moedas de 1 real: ',humReal); writeln ('Moedas de 50 centavos: ',cinquentaCentavos:0); writeln ('Moedas de 25 centavos: ',vinteECincoCentavos:0); writeln ('Moedas de 10 centavos: ',dezCentavos:0); writeln ('Moedas de 5 centavos: ',cincoCentavos:0); writeln ('Moedas de 1 centavo: ',humCentavo:0); End.
Programa para Escrever na tela
program EscreverNaTela; begin writeln('Isso será escrito na tela'); end.
Números Perfeitos
program numerosPerfeitos; uses crt; var ate, x, soma, i: integer; begin clrscr; x := 0; writeln('Numeros perfeitos abaixo de'); Readln(ate); repeat x := x + 1; soma := 0; for i := 1 to x - 1 do begin if x mod i = 0 then soma := soma + i; end; if soma = x then begin writeln(x); end; until (x > ate); writeln('Pressione qualquer tecla para finalizar…'); readkey; end.
Programa de qualidades pessoais
program name; uses crt; { biblioteca do Pascal } var n1,n2,q1,q2:string; { variáveis criadas pelo usuário do tipo string } begin { Limpa a tela } clrscr; writeln('Digite o primeiro nome:'); readln(n1); writeln('Digite o segundo nome:'); readln(n2); writeln('Digite uma qualidade para o primeiro nome:'); readln(q1); writeln('Digite uma qualidade para o segundo nome:'); readln(q2); writeln('O 1º nome e a 1ª qualidade são: ',n1,' ',q1); writeln('O 2º nome e a 2ª qualidade são: ',n2,' ',q2); { Aguarda até uma tecla ser pressionada } readkey; end.
Conversão monetária para troco
Ex.:6,80 euros é igual a 680 cêntimos, o programa deverá devolver essa quantia em moedas de 1 euro, 50 cêntimos, 20 cêntimos e 10 cêntimos.
Program trocos; const z=100; x=50; y=20; w=10; k=5; s=2; r=1; var a,b,c,d,e,f,g,h,i,j,l,m,n,o,p,q,aa,bb,t:integer; begin writeln('Introduza uma quantia de dinheiro'); readln(t); {calcula a moeda de 1 euro} e:=t div z; f:=t mod z; {calcula a moeda de 50 cêntimos} g:=f div x; h:=f mod x; {calcula as moedas de 20 cêntimos} i:=h div y; j:=h mod y; {calcula as moedas de 10 cêntimos} l:=j div w; m:=j mod w; n:=m div k; o:=m mod k; p:=o div s; q:=o mod s; aa:=q div r; bb:=q mod r; writeln('A quantidade de moedas usadas de 1 euro sao:',e:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 50 cêntimos sao:',g:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 20 cêntimos sao:',i:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 10 cêntimos sao:',l:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 5 cêntimos sao:',n:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 2 cêntimos sao:',p:0); writeln('A quantidade de moedas usadas de 1 cêntimos sao:',aa:0); readln; end.
Programa de Cinco
Program Cinco_Numeros; Uses WINCRT; Var Numbers1, Numbers2, Numbers3, Numbers4, Numbers5, Sum : Integer; Begin ClrScr; WriteLn('Entre com os cinco números: '); ReadLn(Numbers1, Numbers2, Numbers3, Numbers4, Numbers5); Sum := Numbers1 + Numbers2 + Numbers3 + Numbers4 + Numbers5; WriteLn('A soma dos números é: ',Sum); WriteLn('Pressione ENTER …'); Readkey; End.
Repetição
Soma dos números pares.
program Soma_Pares; uses crt; var superior, soma, num: integer; begin soma:=0; write ('Entre com o limite superior'); readln (superior); num:=2; repeat soma:=soma+num; num:=num+2; until (num > superior); writeln('A soma dos números pares de 2 até ', superior,' é ', soma); readln; end.
Números Pares entre dois valores inteiros
program pares; var x, y: integer; begin writeln('Digite os dois valores'); readln(x, y); if (x mod 2) <> 0 then x := x + 1; while x <= y do begin writeln(x, ' - '); x := x + 2; end; writeln('Fim da Lista'); end.
Teste Lógico
program Teste; var a, b: integer; uses crt; begin clrscr; writeln('Digite um número para A'); readln(a); writeln('Digite o número para B'); readln(b); if (a > b) then { Se A é maior que B então } writeln('A é maior que B') else { Senão… } if (a < b) then writeln('B é maior que A') else writeln('B é igual à A'); readkey; end.
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